Acompanhamento 07/10/13

Arroz Integral com Queijo e Aspargos

Para os que não gostam de arroz integral, vale a pena fazer essa receita e experimentar! O arroz fica cremoso e muito saboroso preparado com este caldo.

Caso você não tenha arroz integral em casa (ou realmente não goste), não deixe de fazer, faça com o branco, porém o tempo de cozimento será menor. E o caldo utilizado pode ser o de tablete (2 unidades) dissolvido em 1,5 litros de água.

Ingredientes para o caldo de legumes:

1 cenoura
1 cebola média
2 ramos de cebolinha
2 ramos de salsinha
1/5 alho poró
2 litros de água
sal a pimenta a gosto

Ingredientes para o arroz (para 02 pessoas):

1 xícara de chá de arroz integral
1,5 litros de caldo de legumes
200 gramas de queijo gruyère ralado
7 aspargos verdes frescos
1/2 cebola ralada
1 colher sopa de azeite
Queijo parmesão ralado a gosto
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:

Caldo de legumes: coloque aproximadamente 2 litros de água numa panela junto com os legumes cortados em pedaços grandes. Tempere a gosto e deixe ferver até que a cenoura esteja cozida. Uma dica é usar os legumes que tem em casa.

Para os aspargos: corte aproximadamente 5cm do final do aspargo, a parte mais branca. Amarre os aspargos e coloque-os em pé para cozinhar em água. As pontas dos aspargos não precisam ficar dentro da água, elas cozinham com o vapor. Após iniciar fervura, deixe 3 minutos e retire os aspargos. Corte-os em pedaços grandes e reserve.

arroz-integral-1

Para o arroz: Refogue a cebola no azeite, deixe ela ficar transparente. Coloque o arroz para refogar junto com a cebola. Após uns 2 minutos coloque 3 conchas do caldo de legumes, de forma que cubra todo o arroz. Tampe e deixe cozinhar por aproximadamente 30 minutos, caso precise coloque mais caldo. O tempo do cozimento varia de uma marca de arroz para outra.

Quando estiver cozido, deixe a água secar um pouco (não totalmente) e coloque o queijo e os aspargos junto com o arroz. Mexa bem e sirva logo em seguida com um pouco do queijo parmesão por cima.

Comentários

  • Sacha Melo • responder 20/04 às 11:26

    Muito bom este tipo de contéudo.Fico horas e horas lendo este tipo de assunto.

    Vou compartilhar com meus amigos!

    Obrigado!

    • Carla Fernandes • responder 29/04 às 12:19

      Que Maravilha Sasha!! Muito feliz em saber que você gosta do Azeitonas Temperadas.