O hábito de comer Peru no Natal foi influência americana. Na década de 80 uma grande marca de frios lançou uma outra ave para o Natal mais atrativa no preço. Atualmente temos diversas aves para substituir o tradicional Peru: chester, fiesta…

Independente da ave ou marca, faço uma vinha d’alho para dar um sabor único. E a dica preciosa é: sempre fique “regando”a ave enquanto ela estiver assando no forno.

Ingredientes:

01 ave de sua escolha

Vinha d’alho:

2 colheres (sobremesa) de sal
10 grãos de pimenta do reino quebrados
2 folhas de louro
1/2 colher (sopa) de alecrim
Suco de 1 limão tahiti
2 cebolas médias raladas
4 colheres (sopa) de azeite
1/2 litro de vinho branco

Recheio:

100g de uva passa sem semente
2 colheres (sopa) de manteiga
100g de castanha de cajú ou do Pará
1 maçã verde grande
125ml de vinho branco seco
3 colheres de sopa de manteiga
100g de torrada ou biscoito salgado esmigalhados (pode ser substituído por farofa panko)
1/4 de limão siciliano
3 colheres (sopa) de manteiga

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes da vinha d’alho e regue a ave, despejando um pouco dentro do corpo.

frango5

Cubra e deixe tomar gosto no mínimo 4 horas. Se preferir deixe de um dia para o outro.

Escalde as passas, ponha numa tigela e cubra com o vinho. Deixando de molho enquanto prepara o recheio. Descaque e pique a maçã e a cebola. Aqueça a manteiga numa frigideira e doure a cebola. Tire do fogo e misture a nos e a maçã. Escorra as passas e junte ao recheio. Misture os biscoitos esmigalhados ao recheio e tempere com sal e pimenta.

Tire a ave da vinha d’alho e escorra sobre uma peneira. Coe a vinha d’alho. Coloque metade do recheio no copro da ave. Adicione o 1/4 do limão siciliano, complete o recheio, feche as coxas e amarre com um barbante

frango

Coloque-o numa assadeira grande. Unte dois pedaços de papel alumínio com azeite e amarre-os ao redor da ponta das asas. Aqueça a manteiga (só para derreter) e despeje sobre a ave. Cubra com papel alumínio e leve-o ao forno quente pre-aquecido.

Asse por 1 hora e regue com a vinha d’alho. Depois disso vá regando a ave a cada 30 minutos até completar 2 horas e 30 minutos. Caso a assadeira esteja seca, coloque um pouco de água quente para não queimar.

Retire o papel alumínio.

frango3

Retorne ao forno, não precisa que regue mais para que a pele fique dourada e crocante. Deixe dourar. Isso dura em torno de 30-40 minutos dependendo do forno.

frango4

Passe a ave para uma travessa, retire o barbante, o papel alumínio e enfeite para sua mesa de fim de ano!

peru3

Quer mais dicas e receitas?