Carne 22/10/13

Carne de Panela

Essa receita para mim ela é muito especial. Por dois motivos: 1) é a carne que meu Pai mais gosta e eu sempre faço questão de fazer para ele quando ele pede. 2) é de uma Tia muito querida que me passou a receita bem explicada (Obrigada Tia Hedilma).

Tenho certeza que vocês também vão gostar. A carne demora no fogo (não é feita na panela de pressão), o ideal é fazer um dia antes. Ou faça feito eu: acordo umas 06:00h da manhã para servir ela no almoço =)

Ingredientes:

01 lagarto (também chamado de lombo paulista) – nesta receita usei um de aprox. 1,750kg
1 garrafa de vinho tinto seco
2 cebolas roxas fatiadas
1 pimentão verde cortado em tiras
1 pimentão vermelho cortado em tiras
1 pimentão amarelo cortado em tiras
1 pimenta dedo de moça sem sementes
sal e pimenta preta moída a gosto
100g de bacon em cubos
2 colheres (sopa) açúcar
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de azeite

Modo de preparo:

Após limpar o lagarto, coloque-o numa tigela junto com as cebolas, pimentões, pimenta dedo de moça, o vinho tinto, o sal e a pimenta. Numa panela, aqueça a manteiga junto com o azeite e acrescente o bacon.

Depois que o bacon estiver dourado, acrescente o açúcar e a carne para selar (*) vá virando até ela ficar bem morena (ou preta).

img_0488

Então acrescente toda a marinada na carne, abaixe o fogo e deixe cozinhando. Quando for secando, vá acrescentando água quente. Essa carne da receita, levou aproximadamente 4,5h para ficar pronta.

img_0490

Depois que ela estiver pronta. Retire a carne da panela e fatie.

img_0520

Numa frigideira, coloque cebolas fatiadas para dourar junto com a manteiga. Coe o molho que ficou na panela e sirva junto com a cebola por cima da carne.

* ‘Selar’ a carne é um dos processos mais importantes para garantir a maciez e suculência (umidade) da carne quando o método de preparo for por calor seco (carnes grelhadas, assadas ou fritas em pouco óleo). Selar significa dourar a superfície da carne rapidamente em uma superfície bem aquecida (panela, grelha ou forno) para ‘selar’ (fechar, encerrar) a superfície, evitando a perda dos sucos naturais da carne e reduzindo o ressecamento. Portanto, espere até que se forme uma ‘casquinha’ torrada em um lado da carne para então virá-la do outro lado.

Fonte: SIC – Serviço de Informação da Carne

Comentários