Fiz essa receita para servir em um lanche aqui em casa. Como queria servir quente, preparei o molho pela manhã (só fiz esquentar na hora) e só na hora preparei o couscous. Você pode deixar os ingredientes todos prontos e na hora de servir, como opção de lanche ou jantar, preparar o couscous.

Servir em tacinhas de acrílico como opção individual mesmo. Mas, você pode colocar em uma tigela bem bonita e deixar as pessoas se servirem.

Ingredientes (servir 15 pessoas na quantidade das porções da foto)

Para o molho de linguiça:

500g de linguiça guanabara ou suína
2 colheres (sopa) de azeite
1 lata de tomate pelado
1/2 xícara de água
1 cebola picada
1 talo de salsão/aipo

Para o couscous:

1 xícara (chá) de couscous marroquino (ele rende muito)
1 1/2 xícara (chá) de caldo de legumes caseiro
1 folha de louro
1 colher (sopa) manteiga
1 cenoura cortada em cubos pequenos
1/2 pimentão amarelo picado em cubos pequenos
1/2 xícara (chá) de cebolinha picada
sal e pimenta a gosto (se utilizar o caldo de legumes caseiro e este já tiver sal, não coloque mais)

Modo de preparo:

Molho: coloque as linguiças em uma panela de água fervente e deixe cozinhar por 10 minutos. Escorra, tire a pele da linguiça (se tiver) e corte em fatias finas. Coloque 1 colher do azeite em uma panela e refogue a linguiça até dourar. Reserve-a em um parto.

cuscuz3

Na mesma panela, coloque o restante do azeite e refogue a cebola até murchar. Adicione a linguiça e o aipo e deixe refogar por uns 5 minutos.

cuscuz2

Acrescente os tomates pelados e a água, deixando cozinhar em fogo baixo, com panela semi tampada por uns 20 minutos ou até obter um molho encorpado.

cuscuz1

Molho pronto! Vamos ao couscous!

Couscous: Cozinhe a cenoura por no máximo 5 minutos, preciamos dela al dente. Com a água que cozinhou a cenoura, coloque uns pedaços de cebola, o louro tempere com sal e pimenta e cozinhe por mais uns 20 minutos. Com essa água faremos o couscous.

Coloque o couscous em uma tigela, a manteiga e coloque o caldo quente (desprezando a cebola e o louro). Mexa para incorporar a manteiga e feche a tigela. Deixe-a fechada por uns 8 a 10 minutos. Depois desse tempo abra a tigela e mexa com um garfo para soltar o couscous.

Adicione a cenoura, o pimentão e a cebolinha, mexa e está pronto!

cuscuz6

Para montar: coloque o couscous e por cima o molho de linguiça (despreze o aipo)

cuscuz4

Bom lanche ou jantar!

Quer mais dicas e receitas?