Doces 11/09/15

Creme de Avelã Caseiro

A famosa Nutella utiliza o óleo de palma. Nesta receita é utilizado o azeite, então o sabor do avelã fica mais evidente.

Ingredientes:

•    1 xícara de avelãs
•    4 colheres de sopa de chocolate em pó (sem açúcar – aquele dos frades)
•    1 xícara de açúcar cristal
•    ¼ de colher de chá de essência de baunilha
•    1 colher de sopa de azeite extra virgem
•    4 colheres de sopa de leite integral (ou mais, se necessário).

Modo de preparo:

creme-1

Para retirar a casca: Quebra-as no martelo.

creme-2

Para retirar a pele: Coloque as avelãs em uma panela de água quente por 3 minutos. Escorra e a pele sairá facilmente. (não deixe esfriar demais).

creme3

Se encontrar as avelãs já descascadas ótimo, não precisa fazer esse processo.

Triture as avelãs por cerca de 10 minutos em um mixer ou processador. (Prefiro o processador, mas se não tiver sem problemas).  Vá limpando com uma espátula as paredes do recipiente para que o creme fique bem homogêneo.

creme4
O creme puro de avelã fica bem consistente e em certo momento vai perceber que ele não vai mais mudar, então aos poucos, adicione os ingredientes restantes (o chocolate, o açúcar, o azeite e a baunilha) e misture novamente.

creme5

Quando tudo estiver bastante misturado adicione o leite, a dica aqui é: coloque uma colher por vez e misture bem (ainda usando o mixer / processador). Caso a consistência ainda não esteja cremosa, adicione mais leite, sempre usando a colher como medida. Você pode usar as 4 ou mais colheres, depende da consistência que desejar.

Tempo de preparo: 40 minutos

Rende em média: 300g

Comentários