Acompanhamento 04/10/13

Ervilhas Parmentier

Essa receita é bem prática e ótima como acompanhamento. Retirei de um livro de uma coleção que minha mãe me deu publicado em 1974. Fiz adaptações para ingredientes mais atuais.

Ingredientes:

4 batatas médias
2 latas de ervilhas ou 1/2kg de ervilhas frescas
margarina para untar
sal a gosto

Para o molho:

3 colheres (sopa) de margarina
100g de presunto cortado em cubos pequenos
1 cebola picada
2 1/2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 tablete de caldo de carne dissolvido em uma xícara de água quente ou 1 xícara de caldo caseiro de carne
1 xícara (chá) de leite
1 pitada de açúcar
Queijo parmesão ou mussarela ralado (quanto baste para o tamanho do refratário)
sal, pimenta e noz moscada a gosto

Modo de preparo:

Cozinhe as batatas com casca durante uns 30 minutos (a batata precisa ficar firme, não precisa cozinhar muito). Se você estiver usando ervilhas congeladas, ferva conforme instrução do fabricante, escorra e reserve. Quando as batatas estiverem cozidas, passe em água fria e descasque.

Para o molho: aqueça a margarina, junte a cebola e o presunto. Deixe dourar e salpique a farinha de trigo. Adicione aos poucos o caldo de carne sem parar de mexer. Faça o mesmo acrescentando o leite. Deixe ferver durante 5 minutos. Tempere com sal, pimenta, noz moscada e açúcar. Dica: eu retiro do fogo a panela antes de adicionar o caldo de carne e o leite, quando a farinha de trigo já estiver incorporada e sem “bolinhas”, volto ao fogo para cozinhar.

Coloque as ervilhas e as batatas em um refratário untado com manteiga (pode usar azeite), jogue o molho sobre os legumes e polvilhe com o queijo. leve ao forno médio por uns 20 minutos ou até dourar. Sirva quente.

ervilhas
Dica: você pode substituir a batata por cenoura, chuchu ou outro legume de sua preferência.

Comentários