Doces 27/04/18

Falso Alfajor

Alfajor é um doce tradicional da Argentina, Chile e Espanha. Podemos fazer em casa um falso Alfajor, para matarmos a vontade de comer essa delícia!

Uma receita perfeita para fazer com as crianças! Elas podem participar de todas as etapas da montagem do alfajor! Mas aviso logo: comem mais o chocolate que tudo!

Obs.: Não reparem, mas os biscoitos ficaram muito melecados… até das fotos eles quiseram participar!

Ingredientes:

  • 1 pacote de bolacha doce sem recheio (usei a famosa bolacha Maria)
  • 1 lata de doce de leite (200g)
  • 150g de chocolate ao leite picado
  • 150g de chocolate meio amargo
  • Papel manteiga

Modo de preparo:

Para o doce de leite, eu cozinhei uma lata de leite condensando na panela de pressão. Depois que pegar pressão, deixe por 25 minutos (a consistência será mais pastosa). Você pode usar o doce de leite em pasta sem problemas.

Com uma faca, passe um pouco de doce de leite em duas bolachas e feche como um sanduíche e reserve. Dica: eu usei três bolachas para o alfajor ficar mais alto.

Derreta em banho maria os chocolates picados, sempre mexendo. Dica: você coloca uma panela com água para ferver, quando a mesma já estiver fervida, apague o fogo e coloque uma de vidro com os chocolates em cima.

Forre uma bandeja com papel manteiga. Com um auxílio de um garfo, banhe os sanduíches de bolacha no chocolate derretido um a um e distribua-os na bandeja forrada com o papel manteiga.

Depois, leve à geladeira até que o chocolate endureça (cerca de 30 minutos)

Dica: Depois de pronto eu tirei da geladeira e o alfajor deu uma derretida. Então mantive na geladeira até a hora de servir.

Receita retirada do livro de Ana Maria (10 anos Mais Você) com adaptações.

Comentários