Já ouviram falar na segunda sem carne? Essa campanha está tentando mobilizar as pessoas a não produtos de origem animal às segundas-feiras. E por que nas segundas? Porque Segunda-feira é mundialmente conhecido como o dia para mudanças, dia para tomarmos decisões, começarmos transformações e novidades. Descubra novos sabores e participem desta campanha!

E para ajudar, hoje estamos postamos uma receita sem carne! E hoje vamos de berinjela? Antes de você entortar o nariz, conheça seus benefícios: ajuda no emagrecimento, reduz o mau colesterol, além de que tem propriedades benéficas no combate ao reumatismo, artrite e problemas digestivos.  Muito rica em vitaminas, cálcio, proteínas e ferro, a beringela é composta por nutrientes muito importantes para o funcionamento do organismo. E o mais importante de tudo, este alimento tem uma quantidade muito pequena de calorias e uma quantidade razoável de fibras, ajudando muito quem está de dieta. A água deste alimento atua como um diurético e um bloqueador de gordura.

E aí? Se animou? Existe inúmeras receitas que pode incrementar na sua alimentação. Segue uma delas: a lasanha de berinjela!

Ingredientes: (para 02 porções)

1/2 cebola picada
1 berinjela média
2 tomates sem semente picado
1/2 xícara (chá) de polpa de tomate
1/4 de pimentão verde, amarelo e/ou vermelho picados
01 ramo pequeno de manjericão
1 colher (sopa) azeite
sal, pimenta branca a gosto
1/2 xícara (chá) queijo ricota ralado
1/2 xícara (chá) queijo minas padrão ou mussarela light ralado
2 colheres (sopa) parmesão ralado

Modo de preparo:

Fatie a berinjela no fatiador de alimentos no sentido do comprimento para ela ficar bem fininha. Cozinhe as fatias no vapor por cerca de 3 minutos (não pode demorar muito).

beringela1

Para o molho: refoque a cebola, tomate, pimentões com um fio de azeite. Como sobrou u pedaço de berinjela, cortei em cubos e incluir no molho.

beringela2

Depois de refogados, acrescente o molho do tomate e o ramo de manjericão. Deixe por uns 15  minutos no fogo (se necessário coloque um pouco de água).

beringela3

beringela5

Molho pronto, então hora da montagem!

Misture a ricota e o queijo mussarela (ou minas) em uma tigela. Em um refratário, unte com azeite e faça camadas alternadas de berinjela, molho, queijo.

beringela4

Repita as camadas até acabar. Finalize com o queijo parmesão por cima.

beringela6

Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC por 15 minutos ou até derreter o parmesão.

Quer mais dicas e receitas?