Acompanhamento 08/11/13

Ragu de Carne com Purê de Mandioquinha

No último final de semana recebi alguns amigos em casa que queriam muito degustar os pratos que preparo para o blog. Pra falar a verdade, depois que iniciei o blog, o pedido para ir a minha casa aumentaram consideravelmente rsrsrsrs. Todos querendo dar uma de críticos gastronômicos! Brincadeiras a parte, eu adoro receber visitas. Nada como uma bebida, boa comida e muita conversa para animar o fim de semana.

Como tive pouco tempo para preparar o prato, não tive como bater fotos do preparo. Caso você tenha alguma dúvida, deixe um comentário que respondo.

Sobre o prato que preparei: o ragu é um tradicional molho de carne cozida, com origem italiana. Pode ser servido com uma boa massa ou com o purê de mandioquinha.

(para 04 pessoas)

Ingredientes para o Ragu:

500 gramas de músculo bovino em cubos
20 gramas de bacon em fatias finas
2 dentes de alho em lâminas finas
2 cebola roxa
1 pimenta dedo de moça sem sementes
1 cenoura ralada
1 lata de tomates pelados
1 colher (chá) pimenta calabresa seca
1 folha de louro
1 colher (chá) de tomilho fresco ou seco
2 colheres (sopa) de azeite
1 colher (sopa) mel
Sal e pimenta preta a gosto
800ml de água fervente

Ingredientes para o Purê de Mandioquinha:

400 g de mandioquinha
4 dentes de alho
1/2 talo de alho poró
Cerca de 50 ml de creme de leite fresco
1 pitada de noz-moscada
Sal a gosto

Modo de preparo:

Ragu

Em uma panela pressão, coloque o azeite e frite o bacon. Junte o alho e quando dourar, acrescente a carne. Frite bem até mudar de cor. Junte a cebola, a pimenta, a dedo de moça, o tomilho e a folha de louro. Mexa de vez em quando e, assim que a cebola murchar, coloque a cenoura, os tomates pelados, o sal e a água fervente.

Tampe a panela. Quando começar a chiar, abaixe o fogo e marque 50 minutos. Depois desse tempo, desligue o fogo e aguarde terminar a pressão para só depois abrir a panela.

Retire os cubos de carne, desfie-os grosseiramente e os devolva para a panela junto com o mel. Se tiver formado muito caldo, volte a panela pro fogo e deixe ferver um pouco mais destampada.

Purê

Eu uso a mandioquinha com a casca (bem lavada), se preferir descasque-a. Corte em pedaços menores para assar mais rápido. Forre uma assadeira com papel alumínio, descasque o alho e coloque a mandioquinha, o alho poró e o alho na assadeira. Tempere com sal e cubra com mais uma folha de papel alumínio. Feche bem e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por 30 minutos.

Retire do forno e bata no processador ou liquidificador com, o creme de leite fresco e o parmesão. Tempere com noz-moscada e bata bem até ficar na textura de purê.

Na hora de servir coloque o purê de mandioquinha no prato e o ragù por cima.

As referência utilizadas foram extraídas do http://pt.wikipedia.org

Comentários