Comidas Saudáveis 04/02/15

Risoto de Frutos do Mar

Uma boa pedida para um almoço de domingo. Algumas pessoas podem ter alergia a frutos do mar, mas basta substituir os ingredientes para um frango ou uma carne seca.

Pode parecer trabalhoso, mas fiz esse prato em 45 minutos! Lembre-se sempre de verificar se você tem todos os ingredientes antes de começar qualquer receita.

Fiz esse prato como acompanhamento para um salmão ao forno! Será nosso próximo post!

Ingredientes (para 2 pessoas)

1 1/2 xícara de arroz arbóreo ou carnaroli
2 tomates sem pele e sem sementes picados
2 xícaras de frutos do mar diversos (comprei um mix já pronto)*
1/2 cebola ralada
1 colher (sopa) azeite
1 litro de caldo de legumes caseiro (receita aqui)
1/2 xícara de vinho branco ou espumante
1/2 xícara de queijo ralado (na hora)
2 colheres (sopa) de manteiga gelada
Sal e pimenta moída a gosto

*Esse mix vende em supermercado, é composto por lula, mexilhão, camarão e polvo. Se preferir você pode montar o mix. Seria 1/2 xícara de cada para 2 pessoas.

Modo de preparo:

Em uma panela aqueça o azeite e acrescente a cebola. Quando murchar, acrescente o arroz. Quando começar a “fritar” o arroz, coloque o vinho e mexa bem até que todo o vinho tenha sido evaporado.
risoto1

Mantenha o fogo no mínimo, junte uma concha de caldo. Mexa sempre, fazendo um “8” com a colher, até que sobre apenas um dedinho de líquido na panela. Comece o processo de ir colocando mais uma concha de caldo e mexendo.

Passe uma água quente nos frutos do mar e depois em uma frigideira passe-os na manteiga.

risoto2

Volte ao risoto: vá prosseguindo o processo de adicionar caldo na panela e depois de uns 25 minutos comece a provar de vez em quando para ir sentindo o ponto. Você vai perceber que o arroz incha e a quantidade de creme aumenta. Acrescente os tomates e os frutos do mar.

risoto3

Mexa e deixe por mais 5 minutos.

risoto4

Desligue o fogo e acrescente o parmesão e a manteiga. Mexa bem e experimente para corrigir o sal. Deixe descansar por 5 minutos com a panela tampada. Pode parecer muito caldo, mas o arroz absorve nesse tempo.

Sirva logo em seguida, o risoto não pode esperar para ser servido porque pede sua textura. O risoto deve ficar úmido e cremoso. Os italianos costumam dizer que ele deve se espalhar no prato como uma onda de cremosidade.

 

Comentários

  • Web Hosting • responder 24/12 às 12:42

    Amei essa receita. Meu marido disse que foi o melhor risoto que ele ja comeu!!! Eu nao tinha polvo entao fiz apenas com lula e camarao e coloquei pimentao amarelo, azeitonas pretas e tomates tudo cortado em cubinhos pequenos Ficou divino!!!

    • Carla Fernandes • responder 26/12 às 09:42

      Fico muito feliz que ele tenha gostado!!!