Acompanhamento 29/10/13

Risoto de Limão Siciliano

Risotto, que significa literalmente arrozinho, é um prato típico da região do Norte da Itália, mais especificamente ele provém da Lombardia. Eu adoro risoto porque ele é um prato muito versátil, podendo ser servido como prato único ou como acompanhamento).

Esta receita eu retirei do livro da Chef de Cozinha e Jornalista Britânica Nigella Lawson.  Fiz algumas adaptações para ingredientes que encontramos na terrinha (Recife).

Ingredientes: (Para  2 pessoas)

1 cebola ralada
1 1/2 de aipo (salsão) bem picadinho
2 colheres (sopa) de manteiga sem sal
1 colher (sopa) de azeite
1/2 xícara de vinho branco seco
1 xícara de arroz para risoto*
1 litro de caldo de legumes (ensinei aqui)
Raspas da casca e suco de 1/2 limão siciliano
Folhas de 1/2 raminho de alecrim (opcional)
1 gema de ovo
4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado, mais um pouco para povilhar
5 colheres (sopa) de creme de leite fresco (ou a mesma quantidade do creme de leite de caixinha)
sal e pimenta (branca) a gosto

Modo de preparo:

Aqueça metade da manteiga, o azeite, a cebola e o aipo em uma panela de fundo largo. Deixe no fogo por cinco minutos, tomando cuidado para não pegar o fundo. Coloque o arroz, mexendo para que o arroz incorpore a manteiga e o azeite. Acrescente o vinho branco e deixe-o evaporar. Mantenha o caldo de legumes aquecido.

Ponha uma concha do caldo no arroz e mexa até o caldo ser absorvido. Junte outra concha e mexa outra vez. Vá repetindo e continue a mexer até o arroz ficar al dente. Talvez não seja preciso usar todo o caldo, mas pode ser que ele não seja suficiente, então você irá completar com água quente.

Junte as rapas da casca do limão e o alecrim (cuidado com o uso do alecrim, pois só algumas folhinhas dão sabor) ao risoto. Em uma tigela, bata a gema, o suco do limão, o queijo parmesão, o creme de leite e a pimenta.

Quando o risoto tiver pronto (com o arroz já sem a aparência opaca, mas ainda não inteiramente mole) retire do fogo e junte a mistura de ovo e limão, o resto da manteiga e sal a gosto.

img_0506
Sirva com um pouco de parmesão ralado.

*Existem três tipos de arroz utilizado para risotos: o Arbório, o Carnaroli e o Vialone Nano.

Risoto com arroz Carnaroli – Esse é um arroz hibrido que possui mais amido e por isso acaba demorando mais para cozinhar. Porém, apesar do tempo que leva para ficar pronto esse grão é o favorito dos italianos por que mantém mais o cozimento e tem uma performance melhor no cozimento al dente ficando mais cremoso.

Risoto com arroz arbório – Esse é o tipo mais comum de arroz utilizado para fazer risotos isso por que ele é um dos mais baratos. O arroz arbório se caracteriza pelo fato de ter uma coloração mais branca que os demais, num tom mais perolado. Orisoto com arroz arbório em geral é aquele que leva porções de carne maiores.

Risoto com arroz Vialone Nano – Esse é considerado o melhor tipo de arroz para fazer risoto isso por que o seu grão é menor que os demais. Dessa forma esse arroz cozinha por igual. O arroz Vialone Nano é o mais indicado para risotos mais delicados como, por exemplo, aqueles que levam acompanhamentos pequenos ou de frutos do mar.

As referências utilizadas neste post, foram retiradas do Wikipédia e do Como faz arroz.

Comentários

  • Joziane Fernandes • responder 01/07 às 19:29

    Carla, você arrasa nas receitas! E o passo a passo então, nem se fala!

    • Carla Fernandes • responder 08/07 às 10:42

      Obrigada Jozi! =)