A tradição do bacalhau se mantém forte nos países de língua portuguesa, principalmente no Natal e na Páscoa, as datas mais expressivas da religião católica, onde se comemoram o Nascimento e a Ressurreição de Cristo.

Todos os anos tento inovar as receitas de bacalhau da minha casa, já que lá também é tradição estar na mesa na Páscoa e nas festas de fim de ano.

Esse ano mostro a vocês uma receita simples, leve e super saborosa.

Ingredientes: (serve 6 pessoas)

3 lombos de bacalhau (aprox. 800g) – pode utilizar o tipo de bacalhau que quiser
500g de grão de bico
1 pimentão vermelho
1 pimentão amarelo
300ml de azeite (do bom)
Alecrim fresco (pode usar o seco se não achar o fresco)
Cebolinha picada
Azeitonas pretas para decorar

Modo de preparo:

Comprei um lombo de bacalhau já dessalgado. Achei super prático, pois não precisei deixar de molho de um dia para o outro. Caso você compre o salgado, deixe de molho por pelo menos 12 horas, trocando a água a cada 3 horas.

Coloque o grão de bico de molho por pelo menos 4 horas. Disponha os lombos em um refratário e coloque o azeite, os pimentões e o alecrim. Cubra com papel alumínio e leve ao forno pré aquecido por 45 minutos.

bacalha1

Cozinhe o grão de bico conforme instruções da embalagem. Não precisa colocar nada além de água e um pouco de sal (lembre que o bacalhau já é salgado).

Retire o bacalhau do forno. Retire as espinhas e deixe ele em lascas e em pedaços pequenos. Coloque esses pedações de volta no azeite e deixe por 30 minutos (fora do forno mesmo). Eu piquei alguns pedaços dos pimentões e utilizei na salada, mas fica a gosto.

bacalhau1

Para finalizar o prato: coloque o grão de bico, o bacalhau, os pimentões, a cebolinha e 7 colheres do azeite que o bacalhau foi cozido. Misture tudo, decore com as azeitonas pretas e sirva. Este prato pode ser servido morno ou na temperatura ambiente.

bacalhau2

Gostaram? Deixe sua dúvida, sugestões ou comentários!

Quer mais dicas e receitas?