Ave 11/12/13

Tender com Geleia de Abacaxi e Anis

Essa receita é diferente porque ela foge do tradicional tender com mel, mostarda e cravos. Queria um sabor diferente, então troquei o cravo pelo anis estrelado e o mel por geleia* de abacaxi. Você pode utilizar outras geleias: damasco, frutas vermelhas… e fiz uma farofa com nuts para acompanhar.

Eu sempre (sempre mesmo tá) retempero tudo que já venha temperado. Pode ser o peru, chester, peito de peru…. Eu não sou doida, só gosto de dar um sabor diferenciado na carne.

*Para você que se pergunta porque esqueci de colocar o acento na palavra geleia:  pela nova ortografia as palavras paroxítonas cuja sílaba tônica é um ditongo aberto não levam acentos.

Bem, vamos deixar a ortografia de lado e vamos a receita né?

Ingredientes para o tender:

1 tender bolinha
14 mini cebolas
1 pimenta dedo de moça
2 colheres (sopa) pimenta em grãos
1/2 garrafa de vinho branco seco
2 colheres (sopa) de mostarda
2 colheres (sopa) de geleia de abacaxi
Anis estrelado*

*não vende em todo supermercado, mas não é difícil de achar. Ele pode ser vendido inteiro (foto abaixo) ou já em pedaços (dentro de um tubo de ensaio).

anis

Ingredientes para a farofa:

1 xícara (chá) de farinha de mandioca
1 xícara (chá) de mix de nuts ( castanha de caju, castanho do Pará, pistache e nozes)
2 colheres (sopa) de manteira
½ cebola roxa picadinha
2 dentes de alho picadinho
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo Tender:

Em uma tigela, coloque o tender, as mini cebolas, a pimenta dedo de moça cortada ao meio sem sementes, as pimentas em grãos e o vinho branco. Deixe nessa marinada por no mínimo 2 horas. Caso o tender não fique submerso, fique girando o mesmo para o sabor incorporar dos dois lados.

Risque a superfície do tender com a ponta de uma faca, formando losangos. Em alguns cruzamentos do losango espete uma pontinha do anis (não utilize o anis inteiro em cada cruzamento, o mesmo tem um sabor intenso e você corre o risco de ninguém comer rsrsrs). Acomode numa assadeira.  Misture a geleia e a mostarda e besunte o tender.

tender1

Observem que não coloquei muito anis!

Coloque as mini cebolas e um pouco da marinada na assadeira. Cubra com papel alumínio (lado brilhante para dentro) e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC por 30 minutos. Depois retire o papel alumínio e deixe-o dourar por mais 10 minutos.

Sirva com as cebolas, elas ficam uma delícia caramelizadas.

Modo de preparo da farofa:

Refogue a cebola e o alho na manteiga, quando a cebola estiver dourada misture os nuts e a farinha .
Mexa por uns 2 minutos.

Comentários