América do Sul 10/12/15

Uruguai

Roteiro básico que fizemos no Uruguai:

Montevideo – 2 dias

1º dia

Ficamos no bairro de Punta Carretas (Oliva Hotel), próximo ao shopping. Uma ótima localização para fazer algumas coisas caminhando.

Primeira parada foi no Mercado del Puerto. Existem várias opções para se comer uma boa Parrillada, prato típico do Uruguai, nada mais é que carnes assadas em uma grande grelha (parrilla).

Pedimos cordeiro, chouriços e morcilha (linguiça de sangue típica).

Essa linguiça preta (morcilha – Trata-se de uma linguiça feita com o sangue coagulado, os miúdos, a pele e partes de carnes rejeitadas pelos principais cortes do porco, somados a temperos, ervas, embutidas dentro das tripas tratadas do animal abatido) é muito apreciada por eles. Não tem gosto de sangue nenhum. O sabor é intenso e na minha opinião achei saborosa, vale experimentar.

Para acompanhar uma cerveja Patricia. Muito famosa por lá.

Vale também experimentar a Zilletal!

Após o almoço, não deixe de experimentar as empanadas carolinas (fica dentro do mercado também). Tem salgadas e doces, fui na de doce de leite.

Passeamos pelo mercado, porém fomos bastante avisados da quantidade de assaltos no local. Então não se pode dar bobeira por ali.

À noite fomos ao famoso bar fun fun, com apresentação de tango e músicas típicas. Para acompanhar um medio y medio cai super bem, uma bebida que é meio espumante e meio vinho branco.

2º dia

Pegamos um ônibus turístico que circula pelos principais pontos turísticos. Fiz o passeio completo de 2h aproximadamente sem descer em nenhum lugar, pois o intervalo entre os ônibus são de 1h, e não queríamos perder tempo.

Após o passeio, fomos ao MAM – Mercado Agrícola de Montevideo.

Para mim, visita obrigatória. Ótima opção para comprar temperos, choriços, morcilhas ou artesanato.

Não consegui me conter e comprei umas morcilhas para trazer na mala.

Aproveitei e comi o famoso chivito, um sanduíche bem típico por aqui, que consiste em carne, presento, ovos, verduras, bacon… pode ser servido no pão ou no prato.

Para fechar ficamos numa cervejaria que tem no próprio mercado, existe diversos sabores de cervejas. Indico uma parada técnica aqui.

Olha a quantidade de opções:

E depois de passearmos pelo bairro de Punta Carretas e uma parada técnica no hotel, fomos jantar no Ricci. Esse restaurante me surpreendeu pelo sua harmonização de sabores. Pratos bem elaborados, porém não tem carta de vinhos. Eles servem taças de vinhos importado ou nacional.

Nossas opções de pratos foram:

Nhoque de espinafre e ricota (não tem batata) ao molho de funghi.

Porco ao molho de vinho com mirtilo (blueberries) e batatas doce.

Raviole de maçã, nozes ao molho pomodoro.

De sobremesa um creme catalana, com raspas de limão.

3º dia

Passamos o dia em Punta del este, fizemos um bate volta. São 1,5h de viagem. Nossa primeira parada foi a Casa Pueblo, hotel, spa e museu do artista plástico e arquiteto uruguaio Carlos Páez Vilaró.

Possui uma linda vista da praia.

Em Punta, deixamos o carro no centro e fizemos todo o passeio andando.

Fomos para a marina, tem um mercado de frutos do mar

E vimos também um leão marinho que se alimenta com os restos dos peixes que os comerciantes jogam para eles.

Paramos para almoçar no La Marea.

Possui uma ótima vista. Os pratos são bem servidos, preço na média dos restaurantes que estávamos indo e bom atendimento.

De entrada fomos de peixe, por aqui conhecemos como iscas.

O principal foram: Paella de frutos do mar

Risoto de vieiras e camarão

De sobremesa um flan de doce de leite (não estava muito bom).

Depois do almoço fomos dar uma volta pela cidade e conhecer o monumento La mano.

Adorei a cidade, indico uma pernoite por lá para ver o por do sol.

À noite fomos ao restaurante Francis. Bastante recomendado e eleito um dos melhores de Montevideo. Uma ótima opção para um jantar mais romântico. Pratos muito bem servidos, bem elaborados e saborosos.

O risoto de funghi estava excepcional. No ponto certo. Amei.

O cordeiro confitado e o risoto de cordeiro foram outro “show”a parte.

Vale muito a ida nesse restaurante. Muito bom mesmo. De sobremesa fomos de mousse de doce de leite:

E cheesecake de frutas vermelhas.

4º dia

Fomos para Colônia Del Sacramento, fundada por Portugueses e é patrimônio histórico da humanidade. Uma cidade bem calma e deliciosa de se conhecer. Ela fica mais próxima de Buenos Aires (1 hora de barco) do que de Montevideo (2,5h de carro).

Ficamos no Radisson, ótima localização e quartos confortáveis. Ele fica na beira do rio del plata (rio da prata).

Interessante levar sapato confortável, pois a cidade é conhecida a pé. Os principais pontos turísticos são: Porta de Campo – o portão antigo da entrada da cidade (que foi recuperado entre 1968/1971); Plaza Maior (palco e praça principal do centrinho);

Calle dos Suspiros – ruela tipicamente portuguesa (muito famosa);

Basílica del Santíssimo Sacramento – a igreja simpática do centro histórico que preserva seu design antigo com muros portugueses de pedra e ladrilho; estava tendo uma exposição no seu interior.

Ruínas do convento e farol  – o farol onde se tem uma boa vista do centrinho. Paga-se para subir! Pier Muelle 1866 – próximo a Casa de Virrey, um píer para pequenas embarcações perfeito para curtir o entardecer no Rio da Prata.

Cidade bastante charmosa, com muito verde e linda. Vale muito a visita.

Almoçamos no La pipetúa. Estava sendo preparada uma paella bem na entrada. Como neste dia estava muito quente, foi uma parada estratégica para tomar um clericot (para se refrescar).

A paella estava perfeita!!!

Após o preparo eles servem em cumbucas.

Muito, muito saborosa.

Voltamos ao nosso passeio pela cidade.

Outra parada para um sorvete de doce de leite (tudo que pedia era de doce de leite, eu adoro).

À noite fomos ao El Buen Suspiro, muito recomendado. Não tem jantar, mas vale ir tomar um vinho e comer as tábuas de frios preparadas por produtos locais.

Uma ótima pedida para curtir a noite.

5º dia

No último dia e já no aeroporto, fomos almoçar no único restaurante do aeroporto. Muito bem servido, mas com um preço maior que os frequentados na viagem (por ser aeroporto, tudo é mais caro).

Tem uma horta hidropônica bem na entrada. E tem pratos feitos com produtos orgânicos.

A pedida foi um milanesa (muito conhecido por lá, impressionante como o pessoal gosta).

E uma massa ao molho pesto e tomates orgânicos.

De sobremesa fomos de crepe de doce de leite (tinha que terminar com doce de leite né?)

Viagem maravilhosa e ótima para fazer em poucos dias. Claro que na mala vieram temperos, chouriços, morcilha e potes de doce de leite.